A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo. É a partir disto que as comunidades deverão se mobilizar para garantir um futuro sustentável para todos. Com isso, nós alunos de Relações Públicas contribuimos na tentativa de mostrar a importância de manter a biodiversidade e incentivar as pessoas a tomarem medidas imediatas necessárias em defesa desta causa.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Perda de biodiversidade já ameaça economia, diz ONU


A destruição de ecossistemas da Terra deve começar a afetar economias de vários países nos próximos anos, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda-feira.

O Terceiro Panorama Global de Biodiversidade (Global Biodiversity Outlook ou GBO-3, na sigla em inglês) afirma que vários ecossistemas podem estar próximos de sofrer mudanças irreversíveis, tornando-se cada vez menos úteis à humanidade.

Entre estas mudanças, segundo o relatório da ONU estariam o desaparecimento rápido de florestas, a proliferação de algas em rios e a morte generalizada de corais.

Até o momento, a ONU calculou que a perda anual de florestas custa entre US$ 2 trilhões e US$ 5 trilhões, um número muito maior que os prejuízos causados pela recente crise econômica mundial.

O cálculo foi feito com base nos valores estipulados em um projeto chamado Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (EEB) para serviços prestados pela natureza, como a purificação da água e do ar, a proteção de regiões litorâneas de tempestades e a manutenção da natureza para o ecoturismo.

Segundo a ONU, quanto maior for a degradação dos ecossistemas, maior será o risco de que elas percam grande parte de sua utilidade prática para o homem.

mais informações: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!
    é importante saber que existe muita coisa por tras e que todos precisam saber a respeito da biodiversidade!
    Abraços,
    Ana Claudia

    ResponderExcluir